Myra mantém-se no México e continua a trabalhar na Universidade de Xalapa. O seu estilo mantém-se. Há, no entanto, uma evolução. A pintura aparece agora mais depurada. Mais estilizada. Cada vez mais abstracta. Myra começa a fazer objectos, colagens, reciclagens…. Escreve pequenos ensaios, pérolas de sentimento. Uma escrita poética e autobiográfica: “Ritmos”; “Si Sabes Ver”; “Vade Retro”. Uma actividade frenética. Entre 1980 e 2001, Myra faz cerca de 90 exposições, dentro e fora do México. Em 1987, o Museu de Arte Moderna do México faz uma retrospectiva da obra de Myra. Uma exposição crucial. Ela marca o culminar de uma carreira que, não tendo terminado, recebe o reconhecimento geral.
É também em 1987 que Dominique e a família se mudam para Itália. Myra desloca-se, então, várias vezes à Europa em visita. Em 1990, Pablo, o amigo de longa data, morre. Myra sente-se só. Problemas de saúde não lhe permitem viajar com a frequência desejada. Em 1994 Myra renuncia à Universidade de Xalapa e abandona o México. Passa a residir em Velletri, Itália, perto de Roma. Nascida no Velho Continente, na Roménia, Myra viveu no Brasil, no México e agora em Itália. No entanto, a pintura de Myra não tem nacionalidade. Ela não acredita em fronteiras. Não gosta de bandeiras. Não conhece limites. A sua única pátria é a amizade, o amor e a justiça universal. As mais de 60 exposições individuais e as 150 colectivas que fez ao longo da vida, não lhe tiraram a vontade de continuar. Myra mantém-se jovem, apesar dos cabelos brancos. Myra continua a sonhar e a saber ver...
Pedi-lhe uma última frase para rematar esta empolgante biografia. Eis o que Myra me disse: “Entre atavismos e recordações, procuro não me perder nas encruzilhadas que atravesso. Aprendi a magia das coisas, os imprevistos da vida, ritmos diversos, diferentes caminhos. Procuro a plenitude do amor e a clarividência das sensações. Nasci na distante Roménia, com a janela branca dos cristais de neve a bater nos vidros. Vivi muito tempo no Brasil, vivi na orla do mar, na espuma fugaz da areia branca. Fiz do México a minha casa, a minha paixão. Regressei ao Velho Continente. Não sei se acabo aqui os meus dias. Quem sabe onde a minha vida errante me levará. A pintura é o meu horizonte, o meu espaço, o meu fim, o meu destino”.
Em breve, muito em breve, Myra partirá para Jerusalém onde irá residir, com a família novamente reagrupada. Uma espécie de regresso às origens étnicas. Origens que ela não conhece. Uma terra estranha e, ao mesmo tempo, familiar. Myra parte para Israel a 26 de Dezembro. Esta biografia resumida acaba aqui. Continua a amizade e a perspectiva de conhecer finalmente Myra, quem sabe, junto ao Muro das Lamentações.
http://www.myralandau.com/
http://www.myra-parole.blogspot.com/
http://www.iosiflandau.com/
http://www.dominiquelandau.com/
http://www.gigi-e-myra.blogspot.com/

9 comments:
Foi lindo e emocionante acompanhar as vivências da Myra e seus pensares e trabalhos passados... Lindo!Adorei e só posso agradecer esse compartilhamento.
Adorei a fras de Myra e que ela seja muito feliz em Jerusalám ou onde vier a estar. abração,chica
Muito curioso, Jorge... Meu filho mais velho chega esta noite, vindo de Xalapa (!), onde orienta a construção de um tunel! Claro que, das 2ªs perguntas, faram parte o conhecimento da artista...:)
Um primeiro final, queria o JORGE dizer.
A vida continua e a MYRA está pujante.
Um clima mais compatível, a família junta e teremos. em breve, a MYRA a explodir ARTE!
Parabéns, MYRA por ter tido a felicidade da escrita deste EXPRESSO.
Parabéns, JORGE por ter assumido esta magnífica HOMENAGEM perante o mundo da BLOGOSFERA.
Fantástico !
Num minuto TRÊS COMENTÁRIOS !!!
Ao ler... ai o "am" em vez do "ão"!
um sempre viver no reviver!!!
re~~~~~vidas.
bjs
Uma Vida com V maiúsculo!
Escrita com muita sensibilidade.
Obrigada aos dois.
Boa viagem Myra!
↓
Eu diria uma VIDA com M maiúsculo!
M éxico
M yra
M ulher
M ãe
M undo M udança!
Uma adMYRAvel e bem 'descrita' senhora!
Parabéns ao escritor e a 'ESCRITA'!
Estou com os olhos marejados.
O destino fez com que eu conhecesse Myra pessoalmente. Realmente uma pessoa fantástica!
Adorei me aproximar desta figura singular também através da biografria apresentada aqui.
Obrigada!
Beijos!
Post a Comment