21.2.11

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Ceará é conhecido como "Terra da Luz". Referência à enorme quantidade de dias ensolarados. Não demos por nada. Foi o primeiro Estado a abolir a escravatura, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Talvez seja por isso a "Terra da Luz" e não pelos dias de Sol. O Sol aqui, mesmo sem se ver, devora a pele. O corpo é que paga. Terra do escritor José de Alencar, o Ceará (literalmente, "canto da jandaia", uma espécie de periquito), tem longa história... Habitada por índios dos troncos Tupi (Tabajara, Potyguara e Tabepa) e Jê (Kariri, Kanindé e Tremembé). As tribos negociavam Tatajuba, nome ambrangente que integra o comércio de âmbar, algodão bravo e outros produtos, com estrangeiros que aqui aportavam. Os primeiros a chegar foram os espanhóis Vicente Pizón e Diego de Lepe. Terão chegado ao Cabo de Porto Formoso, que se acredita ser Mucuripe. Chegaram antes de Cabral. A descoberta não pôde ser oficializada devido ao Tratado de Tordesilhas...

9 comments:

Anonymous said...

Todo mundo chegou ANTES de Cabral! Por pouco ele não entra para a história!

Jorge Pinheiro said...

CABRAL NÃO É UM DESCOBRIDOR. É UM NOTÁRIO.

lis said...

Estava apreciando as fotos , errei e deixei comentário lá atrás no seu "Tempo estável" ( as dunas)muito lindo na fotografia , na realidade só deserto.
As velas sao belissimas Jorge e a música na voz do Fagner também.
estive numa dessas dunas, na praia do morro branco as falésias amarronzadas, um barato! rs
o Brasil é muito extenso , conhecer todo ou quase todo é um sonho .
fique bem
abraços

Li Ferreira Nhan said...

Terra do Patativa do Assaré...

Jorge Pinheiro said...

Lis: de facto um país enorme. De Fortaleza a SP é como de Lisboa a Moscovo!!!

Jorge Pinheiro said...

Li: o que é Patativa de...

lis said...

Jorge, me metendo na conversa da Li , adianto que Patativa de Avaré foi o nome dado a um poeta popular , improvisador de versos que ficou cego e começou a declamar nas feiras e jardins onde reunia o povo pra ouvi-lo.Usava como mote o sofrimento do povo nordestino.
Patativa é o nome de uma ave com um canto bonito e Avaré a cidade dele, eu acho.
desculpe Li nao resisti a perguntinha ... rsrs
abraço Jorge

Li Ferreira Nhan said...

Obrigada Lis,
é isto sim, o Patativa do Assaré foi um consagrado poeta popular, cantor e compositor.
Muitos poetas populares eram chamados de patativas porque viviam cantando versos. Ele era um deles e para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade natal.

Jorge Pinheiro said...

Certo. Obrigado Li e Lis. Recordo agora que vi a estátua dele, em ferro, lá no Dragão do Mar. Uma espécie do nosso António Aleixo.