4.9.11

LAGOA DAS SETE CIDADES - AS LENDAS

Os Açores são terras de lendas. Perdidos no meio do Atlântico, os Açores são referenciados como  possível localização da mítica Atlântida. Embora as teorias mais recentes se inclinem para Cuba, os Açores continuam a ter essa aura mítica e mística. As "Sete Cidades" fazem parte do imaginário medieval. Uma terra de demanda, só superada por Avalon e pelo Reino do Prestes João.  As referências na nomenclatura geográfica à existência da "Insula Septem Civitatum" datam das fontes clássicas latinas, provavelmente incorporando tradições mais antigas dos povos mediterrâneos, nomeadamente dos maiores navegadores da antiguidade europeia, os fenícios. O primeiro documento ibérico referente às Sete Cidades data de 750 d.C. Nessa época, o reino ibérico dos Visígodos já tinha entrado em colapso, sob a pressão da invasão muçulmana (iniciada em 711). O arcebispo de Porto-Cale, querendo esquivar-se à dominação muçulmana, deliberou partir para a grande terra das Sete Cidades (Sete Civitates) que os marítimos lhe asseguravam existia no meio do oceano ocidental. No ano de 734, o arcebispo, acompanhado por outros prelados, aos quais se juntaram cinco milhares de fiéis, embarcou numa frota de vinte veleiros. Nos Açores sobrevive até aos nossos dias a lenda da ilha encantada que apenas pode ser avistada por volta do dia de São João (24 de Junho), no meio dos nevoeiros estivais que assolam as ilhas naquele período. Um ilha ocultada. Uma ilha a descobrir.
Fotografia de João Pinheiro

6 comments:

Silvares said...

Olha, se gostares de Banda Desenhada sempre podes ler O Enigma da Atlântida, de E.P. Jacobs. Mas, se não gostas, não tentes ler pois apanhas uma grande seca, procura apenas no Google já ficas com uma ideia!
:-)

Jorge Pinheiro said...

Rui: conheço essa BD. É boa, mas complexa. Tenho várias livros sobre a Atlântida. Sou fã do tema. Utopias:)) Abraço.

daga said...

também adoro lendas :))
lembraste do Donovan - "Hail Atlantis!", não sabia que os Açores podiam fazer parte da lenda de Atlântida, Avalon, o povo das fadas, rei Artur...

Jorge Pinheiro said...

É claro que, do ponto de vista científico, o facto de as ilhas serem vulcânicas, põe em causa a lenda da Atlaântida. Mas as ilhas orientais não são vulcânicas...

Mar de Bem said...

Orientais de onde? Se dos Açores, são vulcânicas, mas muitíssimo mais antigas, por isso as rochas mais claras. O Pico é a mais nova das 9 ilhas dos Açores. É negra, negra...e verde!!!
Eu gosto de pensar que estas ilhas são os picos da Atlântida, mas não ponho as mãos no fogo por isso!!!

Beijos, Jorge

Jorge Pinheiro said...

Queria dizer Santa Maria.