30.7.12

PORTO - PRAIAS DO NORTE


Para mim as praias do norte de Portugal são presságio de naufrágio iminente. Vejo barcos que se desfazem nas rochas cortantes. Velas rotas, mastros partidos, cascos abertos. Navios esfacelados na bolina do destino. Tragédias anunciadas. Águas geladas que agonizam ecos de socorro na  vaga intensa. Maré traiçoeira arrastando gente esfarrapada que nada na exaustão da falta de ar. Restos desmembrados que dão à costa na bruma densa da manhã inquieta. As praias do norte são um desafio. Um prazer fustigante. Um acto de coragem.  

10 comments:

João Menéres said...

E a tudo isso, pode acrescentar o nevoeiro que do dia faz noite...
Boa descrição deste mar e desta costa.
Só aqui, frente à Av. da Boavista, já fotografei CINCO navios ( um petroleiro e 4 cargueiros )...

Anonymous said...

Nossa, só de olhar essa foto dá medo! O mar, a imensidão, as ondas te chama, hahaha. Medo dele.
Bjs
madoka

Li Ferreira Nhan said...

Texto maravilhoso! Como sempre.

myra said...

Li tem razo...

Anonymous said...

Bom texto, como sempre! "Um ato de coragem"!

daga said...

que texto e que foto... não tenho palavras!
beijo

Branca said...

Uma beleza inquietante, que tantas vezes me serena o espírito no espraiar da sua espuma, no som do marulhar das ondas, na imensidão dos tons de azul, mais ou menos carregados conforme os dias.

E à noite há um cheiro a maresia nas praias do norte, que é único. Lá para o Minho a apanha do sargaço é frequente ao cair da noite.

Beijos
Branca

Jorge Pinheiro said...

São praias de respeito.

Fatyly said...

Conheço algumas mas em qualquer praia o mar impõe o seu respeito e devemos saber ouvi-lo, conhece-lo e não armarmos em parvos, como quentíssimos na areia e zás um belo mergulho e depois?
Olhando a foto e no momento em que foi tirada...o perigo está mais nas pedras escondidas do que propriamente no mar...já que a corrente nessa altura é de dentro para fora mas há que saber nadar...mas o frio das águas diria...obrigado mas não vou!

Jorge Pinheiro said...

POIS...