15.7.15

PORTO - ASCENSOR DE GUINDAIS

Entalados e amarrotados, bandos de turistas percorrem ruelas em subidas e descidas na busca do pitoresco instantâneo, da fotografia que redima as férias, da imagem que demonstre a vida para além da fronteira. Viagens enlatadas em low-cost. Comida fast-food em qualquer local da outra margem. Tawnys avermelhados com sabor a açúcar mascavado e azia garantida. Chanatas, bonés e calções. Invadem Portugal.  Deixam umas coroas e seguem destino. Estamos à beira do colapso turístico. Um momento de viragem em que qualquer estrangeiro vale mais que um cidadão.

4 comments:

João Menéres said...

Uma síntese perfeita em tempo de Verão !
Em Setembro, o panorama melhora. Mas a partir de Novembro é o tempo que piora.
Depois, é esperar por um Abril que não seja de águas mil...

( Já agora, um pequeníssimo esclarecimento : O elevador é o de Guindais...).

Jorge Pinheiro said...

Corrigido :))

Li Ferreira Nhan said...

Transcrevo o que o Mauro M , com muita clareza e lucidez, comentou no fb; é exatamente o que eu penso.
"A considerar por outro lado que vida de turista também não é fácil , se ele tiver algum poder de discernimento ( está bem, poucos tem ) . Tentamos aqui estar um ponto acima, nada de nos enlatar ou amarrotar, nada de fast-food ( se bem que seus sands são deliciosos, não chamaria de fast-food ) . Nada de Tawnys turísticos nem chanatas ou calções. Buscamos uma certa elegância e discrição..."

Jorge Pinheiro said...

A maioria não tem esse discernimento, nem essa possibilidade. Causa algum incómodo e descaracterização quando as enchentes de turistas ultrapassam certos limites. Certo que trazem receitas essenciais, mas há a "pegada turística" que fica com quem cá fica.