20.8.12

SARDOAL - IV (IGREJA DA MISERICÓRDIA)



Se não sabiam, aprendam que é tudo muito simples. A imagem da Virgem da Misericórdia recua até ao século XV, altura de grandes maleitas, a peste e o horror às doenças empurraram os cristãos para a necessidade de proteção divina, será assim que aparecem as primeiras imagens de Nossa Senhora que protege sobre o seu manto das “flechas” da peste.  Na Igreja da Misericórdia do Sardoal, destaca-se da fachada principal o pórtico renascentista, de pedra de Ançã, da oficina de João de Ruão. Na edícula do pórtico, sob a empena encontramos o grupo da Misericórdia. O manto é seguro por dois anjos, sob ele encontramos do lado esquerdo personagem do clero, podendo ser em primeiro plano a figura de um Papa, talvez Alexandre VI, o primeiro a confirmar o Compromisso da Santa Casa da Misericórdia e mais dois religiosos, enquanto que à direita da realeza, homenageando o rei, D. Manuel ou D. João III, possivelmente uma imagem feminina, homenageando a rainha D. Leonor, desconhecendo-se a terceira personagem. O grupo é ladeado por dois anjos orantes e rematado superiormente por uma edícula com a pomba do Santíssimo Sacramento, sobre esta um menino que segura nas mãos uma caveira.  Nos extremos da cornija encontramos anjos músicos, um toca uma harpa, sobre os quais se encontram dois óculos, danificados. O pórtico de volta perfeita decorado com volutas, apresenta ao centro uma caveira com uma inscrição, MEME TORO, sendo ladeado por pilastras. O friso superior é decorado por fénix e outros animais fantásticos.  Ao meio encontramos um medalhão com uma cabeça barbada de alguém que olha para quem entra. Ao cimo, um anjo toca flauta reta. Capitel compósito e entablamento com friso embutido, sobre o qual se encontram anjos orantes; nas enjuntas dois medalhões com bustos em relevo, sendo o do lado direito um homem barbado e o da esquerda uma mulher. A fachada lateral tem cimalha corrida, rasgando-se um portal com arco de volta perfeita, com decoração tipicamente manuelina. Como se pode ver tudo isto é triste, tudo isto é fado.

1 comment:

Anonymous said...

Olha, tudo isso que você descreveu parece-me despercebido.
Parece-me pois nunca lá estive.
Porém o que de fato me agrada é o branco da parede lisa e o contorno em amarelo. Isso eu gosto muito; desta simplicidade de linhas!
E a porta também gosto; parece uma imensa boca aberta com a língua de fora e os os olhos abertos.

E o que vem a ser "MEME TORO" ?

Li