12.11.12

O ABECEDÁRIO DE MYRA

"A história de alguém que viveu muito, viveu intensamente, viveu perigosamente e, felizmente, ainda está aqui entre nós. Continua a pintar e está mais lúcida do que eu. Quem é Myra Landau? Pintora. Escritora. Aventureira. Amante. Amada. Mãe. Avó… Myra é tudo isso e muito mais. Myra fala seis línguas diferentes. Nasceu na Roménia. Estudou em França e Inglaterra. Passou por Portugal em fuga desordenada dos nazis. Rumou ao Brasil. Corria o ano de 1941. Deslumbrou-se com a visão da Baía de Guanabara. O Rio de Janeiro seria a sua casa na próxima década. Empenhou-se em causas. Na luta política. Conheceu filósofos, políticos, homens de letras. Em 1947 decidiu estudar jornalismo. Seguiu para Nova Iorque. Inscreveu-se num curso de John dos Passos. Não teve coragem. Acabou a frequentar um outro curso de Erich Fromm, perdida num enorme anfiteatro, rodeada de gente neurótica como ela. Escondia-se de todos. Achava-se feia. Com um nariz grande. Refugiava-se por trás de grossas lentes que lhe rodeavam os olhos hipnóticos. Ela não sabia ainda quem era. Ou melhor, não queria saber…"
 
Foi assim que comecei a pequena biografia de Myra Landau, em Junho de 2010. Myra está agora a residir em Jerusálem e continua em busca das formas e das cores. Talvez tenha iniciado uma nova fase artística. Ainda é cedo para o afirmarmos com segurança. A partir de hoje vamos começar uma série baseada nos seus últimos trabalhos: O "Abecedário de Myra". A pintura é dela, os textos são meus. 

7 comments:

João Menéres said...

Uma simbiose perfeita. Em todos os sentidos !
Bravo, Jorge !
Parabéns, MYRA !

Li Ferreira Nhan said...

Verdade! Em todos os sentidos a sociedade Myra & Jorge Pinheiro é de encher de prazer os olhos, os sentidos, a alma, o coração!
Eba!!! Delícia!!! Vem coisa boa por aí!!!!

Li Ferreira Nhan said...

A foto não poderia ser outra!
Linda Myra!

myra said...

ai meu querido, nao sei o que te dizer...a foto era de seculos atràs..pena que o tempo estraga tudo ou quasi, somente minha cabeòa està comosempre...
outra vez obrigada...

Mena G said...

Já estou aqui seguindo!

Anonymous said...

A série que aqui se inicia marcará época na blogosfera. Uma biografia assinada por Jorge Pinheiro é garantia de boa literatura, criatividade e originalidade. A biografada uma figura impar no cenário das artes plásticas universais. Uma feliz e oportuna junção. Sucesso certo.

Jorge Pinheiro said...

:))